E-mail:paroquiasantabertila@gmail.com

ONDE ESTAMOS

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Nos idos de 1971/1972 os habitantes do Bairro procuraram o Padre Bolivar Hanck, na oportunidade  Pároco da Paróquia Madalena Sofia, e expuseram a carência da comunidade católica.

Selo 4Prontamente o Padre Bolivar colocou-se a disposição, e passou a realizar a Santa Missa para os então moradores. Entre  os quais   destacamos  as lideranças – Sr. Balduíno Cletemberg, Sr.João Salviano, Sr. Oscar Tozi, Sr. Agapito, Sr. Bernardo, Sr. Miro do Mercadinho Sr. Noélios Biss, Sr Nelzo  e suas respectivas esposas que não os deixavam esmorecer. Para não dizer que não citamos o nome de nenhuma guerreira, tivemos Dnª Tina e seu esposo

Era grande a pobreza material, mas por outro lado contrapunha-se uma riqueza espiritual sem tamanho. As missas eram realizadas no campo, na esquina das Ruas Rio Negro com José de Oliveira Franco, sob uma cobertura de lona, emprestada dos caminhoneiros que aqui residiam. Quando chovia o casal Balduíno acolhiam o povo em sua casa, da maneira que podia de acordo com a vontade de Deus.

Em 1973  organizou-se uma comissão de moradores para estudar a viabilidade da compra de um terreno (dois lotes) onde hoje está instalado o Salão Paroquial.

Paróquia Missa na CapelaNo ano de 1975 foi fundada  a capela de Santa Bertila, com a ajuda dos ilustres moradores, e de forma expressiva da Família Boscardim, parentes de Santa Bertila.

Foi também nessa época que “Os Boscardim” como eram chamados  compraram o terreno ao lado onde foram construídas as salinhas de catequese.

Outra informação digna de registro foi a maneira com que foi aterrado e socado o aterro para viabilizar a construção. “Simplesmente com os pés. A comunidade se reunia e ficavam caminhando sobre o aterro para que ficasse firme.”

Posteriormente tiveram participação decisiva na compra dos terrenos, e na construção do prédio onde hoje estamos instalados.

Neste período as Missões Populares  usaram as instalações da  igreja para desenvolver os programas pastorais no Bairro

Paróquia Pe. ChenEm 30 de maio de 1976 , foi declarada então Paróquia Santa Bertila pelo Arcebispo Dom Pedro Fedalto. Nesta data também foi elevada à Paróquia Sede da Comunidade Chinesa no Estado do Paraná.

Foi designado o Padre Lourenço Chen Hoei Lin como seu pároco, permanecendo à frente da Comunidade até que uma menfermidade o levou a internamento, vindo a falecer em 30 de abril de 2011.

Padre Chen esteve à frente da construção da Igreja antiga, e também da nova construção, que teve a presidência do Sr. Guerino Hércule.

Durante esse período foram construídas duas Capelas, a saber:

  • Capela Maria Mãe da Igreja, hoje elevada à condição de Paróquia, e administrada por Frei Gilson.
  • Capela de Santa Rita, que atende aos paroquianos limítrofes do Cemitério Vertical.

Paróquia Pe. PauloNo ano de 2008, a Comunidade Chinesa no Brasil, enviou Padre Paulo Ma Ximing para auxiliar nos serviços paroquiais, vindo este a assumir a Paróquia quando do afastamento por enfermidade, do Padre Chen.

Foi na administração do Pe. Paulo que foi construída a Capela do Santíssimo Sacramento.

No ano de 2012, assumiu, na condição de Pároco, o Padre José Antonio Xiao Shichang.

Paróquia Pe. XiaoServo de Deus, com grande carisma, espírito missionário e empreendedor. Promoveu juntamente com a comunidade ma reforma de todo o interior do prédio da Paróquia:

  • Troca de todo o piso
  • Troca do forro de madeira por gesso
  • Troca do equipamento de som
  • Construção do Novo altar
  • Construção da Pia Batismal

Estas informações foram dadas de viva voz pelo Sr. Agapito, Dª. Maria e Dª. Tina, e as informações de 1980 em diante pelo Manfré e Ivonilce.