Curso de Noivos

Noivos“O objetivo da preparação para o matrimônio é propiciar aos noivos um aprofundamento na compreensão e vivência do amor bem como de sua celebração sacramental; conscientizá-los mais ainda a respeito das próprias responsabilidades; capacitá-los para uma opção verdadeiramente adulta, consciente e livre, com que venham a assumir as exigências de um casamento feito perante a Igreja; torná-los conhecedores dos meios de que disporão para viver a vida matrimonial conforme o ideal evangélico” (CNBB, Doc 12,2.1, p. 10).

MATRIMÔNIO
A união do homem e da mulher situa-se na criação de Deus. Em Gn 2,23, Adão olha para a mulher criada por Deus e diz que é ossos dos seus “ossos e carne da sua carne” e chama-a de mulher.

Em Gn 1,28, Deus abençoou homem e mulher e lhes disse: “ Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra.” Deus quis fazer felizes os dois apaixonados, cumulando-os com o dom da atração mútua e da fusão íntima de todo o seu ser.

O Sacramento do Matrimônio abençoa e consagra a união matrimonial. Como sacramento, o matrimônio tem finalidade salvífica: santificar os esposos, os filhos, toda a família. Este sacramento é sagrado e indissolúvel porque é fundamental no amor. Jesus Cristo nos diz que:” o que Deus uniu o homem não separe” (Mt19,6)

Ninguém tem autoridade para dissolver o que Deus criou como indissolúvel. Há casos de evidente nulidade. Pode-se buscar um recurso canônico, depois de discernimento, aconselhamento e oração.

 

NORMAS PARA MARCAR O CASAMENTO

Encontro de Noivo: O matrimônio é uma celebração da fé. É um marco na vida daqueles que assumem este sacramento. Por isso é preparado humana e espiritualmente. O Encontro de Preparação de Noivos quer ser uma ajuda para noivos, sob a luz da fé, refletirem no passo que irão realizar.
1. Agendamento: É necessário que os noivos procurem, com antecedência  para agendar o casamento.
2. Entrevista: Durante o processo, devem combinar o horário para a entrevista com o padre, ao menos 45 dias antes do casamento. (ver horário de atendimento do padre no jornal da Paróquia);
3. Documento: Levar na Secretaria 
Paroquial os seguintes documentos: certidão de Batismo dos dois atualizada), , certificado de preparação do encontro de noivos e comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone);
4. Consentimento dos Pais: No caso de serem menores de 18 anos, os pais devem assinar o consentimento do Matrimônio;
5. É obrigatório o casal participar do Encontro de Noivos;
6. Pontualidade: Haja pontualidade por parte dos noivos, para que não ocorram atropelos e abreviações.
É sinal de respeito para com a comunidade, o padre, a Equipe de Noivos e convidados. Em caso de atraso, o tempo da cerimônia será reduzido.
7. Música: No dia do casamento, cantar somente músicas sacras (religiosas)  e dar preferência para as pessoas da comunidade. A música cantada deve silenciar nas orações, leituras e durante o Rito Sacramental.
a – Entrada do noivo e Padrinhos / b – Entrada da noiva / c – Entrada da aliança / d – Final
8. Padrinhos: Deverão ser casados na Igreja Católica ou solteiro, (não pode ser amasiados). Conforme orientação paroquial, haja somente cinco casais de cada lado como testemunha e não mais. Somente 2 (dois) casais assinarão o livro de Processo Matrimonial. Se os padrinhos chegarem atrasados, favor entrarem pela nave lateral da Igreja.
9. Entrada solene: Somente para o noivo e padrinhos, noiva e aliança, não haverá entrada da imagem do santo, pois já esta no altar.
10. Enfeite básico da Igreja será por conta da Paróquia, não devendo mexer em nenhum objeto sacro da Igreja. (A colocação de mais flores, tapete diferente, tules etc. ocorrerá por conta dos noivos em contrato com empresas do ramo, deverá ser anterior ao 1º casamento do dia, de preferência fazer acordo e dividir as despesas). Não serão permitidos arranjos de velas, adesivos, etc., na decoração dos bancos. Eles devem ser amarrados; é proibido o uso de tachas, percevejos, pregos, cola e fitas.
11. Pétalas de flores😦 Não jogar pétalas de flores no corredor da Igreja).
12. Equipe de Celebração de Casamento: Nossa Paróquia tem equipe de celebração de casamento, acolhe os noivos e padrinhos para acompanhá-los e orientá-los, prestando serviços gratuitamente. Os noivos deverão procurá-los para esclarecer algumas dúvidas. Os noivos deverão escolher a leitura e preparar os leitores que poderão ser os padrinhos ou não.
13. Confissão: Antes de receberem o Sacramento do Matrimônio e para que este seja recebido com fruto, recomenda-se aos noivos que se aproximem do Sacramento da Penitência ( confissão ), na semana do casamento.
14. Fotógrafo e cinegrafista: Que sejam orientados para exercerem bem suas funções não se permitindo movimentação durante a proclamação da Palavra de Deus e homilia.
15. Proclamas: Exposição dos Proclamas será feita na(s) Paróquia(s) de ambos, durante 03 finais de semana consecutivos. Após este período, recolher o(s) Proclama(s).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s