COROINHAS

Coordenador (a):coroinhas

Telefone

E-mail

1 GRADUAÇÃO

1.1       COROINHA INICIANTE:

1.1.1        É o nome dado ao coroinha que foi admitido ao grupo de coroinhas e se encontra no estágio de formação inicial.

1.1.2        Pode ser admitido ao grupo dos coroinhas o candidato deve ter, no mínimo, 7 (sete) anos de idade completos.

1.1.3        Que o candidato já tenha recebido, tanto quanto for possível, os sacramentos da iniciação cristã (batismo, Eucaristia comunhão e crisma), respeitando-se as normas arquidiocesanas e paroquiais quanto a idade para a recepção destes.

1.1.4        O coordenador do Grupo de Coroinhas da Paróquia deve prepará-lo para a vivência comunitária paroquial.

1.1.5        O coroinha iniciante deve ter uma formação pelo período de um mês, no mínimo, antes de começar a servir (de acordo com as necessidades da comunidade), durante este período deverá ser instruído, de como bem servir ao altar. O modo de serviço do coroinha iniciante e de todos os outros está contemplado neste regulamento, em outro lugar.

1.2       COROINHA VETERANO:

1.2.1        É designado como Coroinha Veterano o membro que possui o uso pleno das atividades de serviço do altar.

1.2.2     Para ser admitido como veterano, o coroinha deve preencher os requisitos, quanto às atribuições, deveres e normas que visam dar ênfase à continuidade de suas atividades de serviço do altar e conquista de sua maturidade nos aspectos pessoal, de convivência interna e espiritual.

1.2.3        Tendo sido avaliado idôneo, e aprovado pelo coordenador de cada grupo (iniciante e veterano) o coroinha será convidado a integrar-se ao grupo de veteranos, e acolhido numa cerimônia própria onde receberá vestimenta litúrgica própria.

1.2.4     Para a integração como veterano bem como sua permanência, é necessário passar pelo Grupo de Coroinhas da Paróquia pelo menos 01 ano na fase iniciante, e ter idade igual ou superior à 10 anos. (Exceções só com autorização do Pároco).

1.3       COROINHA SÊNIOR (ACÓLITO)

1.3.1        O coroinha Sênior é aquele que completou 14 anos e tem firme propósito em continuar no serviço do altar como coroinha. A idade máxima para exercer este serviço é de 21 anos.

1.3.2        A admissão para o serviço de Senior/Acolito é feita pelo coordenador do Grupo de coroinhas, aprovada pelo pároco e deve ser comunicada a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral.

1.3.3     O Sênior deve participar, impreterivelmente, de todas as celebrações solenes ou em que houver a presença de alguma autoridade eclesiástica.

1.3.4       Deve sobressai-se aos demais no que tange ao cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas, servindo como exemplo aos demais tendo como objetivo maior promover os que tiverem próximo a ele.

1.3.5        Deve aprimorar-se para estar capacitado a dirigir as atividades do altar nas cerimônias solenes, procissões e eventos que exijam sua presença, desde que escalado. Nesta função serão denominados cerimoniários.

1.3.6     Serão escalados sempre dois Seniors  que cumprirão a função de cerimoniários em solenidades que exijam atenções diferenciadas.

1.3.7        Pela solenidade de sua função utiliza veste própria especificada neste regulamento.

1.3.8        Para a admissão do coroinha como Sênior, será exigido o cumprimento de todos os módulos.

1.3.9     Deverá ser acompanhado por um diretor espiritual. (confessor e orientador)

1.3.10   Auxiliará a pastoral dos coroinhas, como coordenador(a) ou auxiliar, respeitando o limite de idade para a função.

1.3.11   Deverá ter participação igual ou maior que a dos coroinhas iniciantes ou veteranos nas escalas e reuniões.

1.3.12   Outros requisitos para ser admitido e continuar no serviço de Senior/Acolito:

a.    Ter freqüentado no mínimo 01 ano no Grupo de Coroinhas como iniciante, e 01 ano como veterano.

b.    Estar participando ou ter interesse em participar da Pastoral litúrgica ou Vocacional.

c.    Demonstrar interesse pelo serviço do altar.

d.    Ser participante ativo das reuniões do Grupo de Coroinhas; das Missas Dominicais e Celebrações especiais; e dos eventos sugeridos pela paróquia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s