Comunicação

PASCOM – PASTORAL DA COMUNICAÇÃOPascom99
Coordenador (a): Miguel Pereira Neto 
Telefone
E-mail; miguelpsn@hotmail.com

————————————————————-

A comunicação é muito importante para uma ampla difusão do Evangelho e para sua propagação na cultura de nosso tempo.

No Documento de Aparecida, aparece com destaque a preocupação com a dimensão da comunicação e o correto uso dos meios no processo evangelizador.

Em nosso século tão influenciado pelos meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé não podem prescindir desses meios. Colocados a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo da audiência da Palavra de Deus, fazendo chegar a Boa Nova a milhões de pessoas.

Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e à celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo1,14).

Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja.

Olhando para a comunicação, a Igreja busca acompanhar atentamente a transmissão de conteúdos que edifiquem a pessoa humana. Não se trata apenas de transmitir conteúdos, mas de colaborar para que o conhecimento humano cresça. Diante do direito à informação, a Igreja também se apresenta como formadora de opinião.

A PASCOM é um serviço à comunicação feita e recebida na comunidade. Relaciona-se com a imprensa comercial para divulgar a imagem pública da Igreja. Procura estabelecer critérios para a formação dos agentes a fim de que assumam esta pastoral como um apostolado e não apenas no aspecto funcional e técnico do uso dos meios.

A maioria dos agentes compreende como comunicação somente aquilo que é feito via meios de comunicação, especialmente televisão e rádio. De modo geral, ainda há dificuldade na utilização dos meios e espaços de comunicação, como o microfone, o púlpito, encontros, expressão corporal, diálogo, por exemplo. A Pastoral da Comunicação também deve preocupar-se com a formação dos agentes de pastoral.

Objetivo geral da Pastoral da Comunicação

Capacitar os agentes de pastoral para ampliar sua compreensão de comunicação e qualificar a comunicação da Igreja para melhor evangelizar.

 Atividades desenvolvidas pela Equipe de Comunicação da Paróquia

A Equipe de Comunicação é responsável por produzir o conteúdo do Informativo, além de estabelecer critérios, juntamente com as demais pastorais, sobre todo material a ser disponibilizado para a comunidade (projeções, avisos, folders, faixas, boletins, mensagens);

Cabe à Pascom, a manutenção do site da Paróquia Santa Bertila, com atualizações diárias;

A confecção mensal do Boletim Informativo da Paróquia;

Buscar patrocinadores para custear a manutenção das atividades de comunicação da Paróquia Santa Bertila;

Administração e manutenção da mesa de som, dos microfones, e projetores da Paróquia;

Disponibilizar juntamente com a Liturgia, cursos de formação para capacitações dos paroquianos que utilizam os recursos disponibilizados.

Todo e qualquer material a ser veiculado deverá, necessariamente passar pela apreciação do Pároco, ou a pessoa a quem Ele delegar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s