AÇÃO SOCIAL

Coordenador (a):ação social

Telefone
E-mail

OBJETIVO

A Pastoral Social integra, junto com outros setores, a dimensão  sócio-transformadora da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

A partir da expressão acima, entende-se que o Objetivo Geral dessa dimensão seja “contribuir, à luz da Palavra de Deus e da Diretrizes Gerais da CNBB, para a transformação dos corações e das estruturas da sociedade em que vivemos, em vista da construção de uma nova sociedade, o Reino de Deus”. A Pastoral Social, por sua vez, tem como objetivo desenvolver atividades concretas que viabilizem essa transformação em situações específicas, tais como o mundo do trabalho, a realidade das ruas, o campo da mobilidade humana, os presídios, as situações de marginalização da mulher, dos trabalhadores rurais, dos pescadores,assim por diante.

A OPÇÃO PELOS POBRES NO DOCUMENTO DE APARECIDA

É precisamente no Capítulo 8º do documento em tela que aparece a opção preferencial pelos pobres e excluídos, dentro de um quadro maior intitulado “o Reino de Deus e a promoção da dignidade humana”, em continuidade com as Conferências anteriores, constituindo-se “numa das peculiaridades que marca a fisionomia da Igreja latino-americana e caribenha” (DA, 391). Portanto, é caminho consolidado e sem volta, e sua consagração se dá de maneira especial porque se trata de uma opção verdadeiramente evangélica, implícita na fé cristológica. Ela nasce da nossa fé em Jesus Cristo, que se fez nosso irmão (cf. Hb. 2,11-12).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s