18 – Caminho comunitário de reflexão sobre o Querígma


caminho comunitário1º Passo – Desafio para uma Relação Pessoal de Amor com Deus

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para banhar os pés; ela, porém, banhou-me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não me deste um ósculo; mas ela, desde que entrou, não deixou de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, e ela ungiu-me os pés com perfume. Por isso, digo-te que lhe são perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas àquele a quem pouco se perdoa pouco ama.” (Lc 7, 44-8)

Pistas para refletir…v      Deus não é uma idéia, e nem um ser longínquo.v      Deus é alguém que está próximo, e ama incondicionalmente cada um de nós.

v     Deus quer ter conosco, individualmente, uma relação pessoal de amor. É um Deus próximo, sempre presente, que nos ama incondicionalmente e aceita como somos!

 

 

2º Passo – Jesus Cristo é Deus tornado presente na nossa vida

“E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o Seu Filho Unigênito, para que, por Ele, tenhamos a vida. É nisto que está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o Seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1 Jo 5, 9-10)

Pistas para refletir…v      Deus quer amar os Seus Filhos, só isto pretende: que o Homem responda com amor ao Seu amor por nós.v      Deus é próximo e acessível aos que O procuram através do Seu Filho.

v     Os anseios de amor do Homem de hoje são portas para o anúncio do caminho para o amor, que é Jesus Cristo – só n’Ele o Homem encontrará satisfação para a sua busca de amor.

 

3º Passo – O Sentido da Vida

“Quando Jesus chegou aquele lugar, levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque convém que eu fique hoje em tua casa”. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam dizendo: “Foi hospedar-se em casa de um homem pecador”. Entretanto Zaqueu, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Eis, Senhor que dou aos pobres metade dos meus bens e, naquilo em que eu tiver defraudado alguém restituir-lhe-ei no quádruplo.” Jesus disse-lhe: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que tinha perecido”.Lc 19, 1-10.

Pistas para refletir…v      Só acolhendo e seguindo Jesus encontramos um sentido para a vida!v      Se, pelo pecado nos afastamos, pelo amor de Cristo somos perdoados e voltamos à vida!

v      Também nós somos chamados a seguir Jesus. A salvação também quer entrar em nossa casa. Seremos capazes de abrir as portas do nosso coração a Cristo nosso Redentor?

 

 4º Passo – Encontrar Cristo, que nos salva

“Quando acabou de falar, [Jesus] disse a Simão: “Faz-te ao largo; e vós lançai as vossas redes para pescar”. Respondendo Simão, disse-lhe: “Mestre, tendo trabalhado toda a noite, não apanhamos nada, porém, sobre a tua palavra, lançarei a rede”. Tendo feito isto, apanharam tão grande quantidade de peixes, que a sua rede se rompia. Então fizeram sinal aos companheiros que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram, e encheram ambas as barcas, que quase se afundavam. Simão Pedro, vendo isto, lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Retira-te de mim, Senhor, pois eu sou um homem pecador”. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo; desta hora em diante serás pescador de homens”. Trazidas as barcas para terra, deixando tudo, seguiram-no “. (Lc 5, 1-11)

Pistas para refletir…v      Será que temos disponibilidade total para escutar Deus e ouvir o Seu convite para O seguir ?v     Acreditamos na Sua mensagem de amor e redenção?

v     Decidir-se a percorrer o caminho da vida com Ele e converter-se a Ele dizendo “Eis-me aqui” é um dos desafios que nos é proposto!

 

5º Passo – Receber e Construir uma vida nova em Jesus Cristo é dom do Espírito Santo

Pistas para refletir…v      O encontro com Cristo é dom do Espírito Santov      A força transformadora do amor de Deus, que nos leva a atingir o inacessível

v      Torna-nos semelhantes a Cristo, pois com a força criadora do amor, começamos uma nova vida

v     Não fostes vós que me escolhestes: fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. (Jo 15, 16)

 

Assim, como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. (Jo 15, 9-10)
Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer.

 6º Passo – Viver em comunidade

“Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja o vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.” (Mt 20, 25-28)

Pistas para refletir…v      A vida nova é a vida em comunhão com Cristo, logo com todos os crentes em Cristo, os discípulos que caminham em conjunto para a redençãov      O desafio da relação de amor é o desafio de viver o amor, em serviço, em comunidade .

v      O amor só é vivo enquanto é relação – com Cristo e com o mundo que nos rodeia e que O busca

v     A fé tem necessidade da comunidade dos crentes. Só na fé da Igreja é que cada um dos fiéis pode crer. No batismo pergunta-se: «Que pedis à Igreja de Deus?» E respondemos: «A Fé».

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s